Pular para o conteúdo principal

Proposta garante a Policiais Militares o direito de serem representados por suas associações. CONFIRA O COMENTÁRIO DO BLOG.

A Constituição não permite que militares, policiais e bombeiros militares sejam sindicalizados. Por isso, eles formam associações.

A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 443/14, que garante aos policiais e bombeiros militares o direito de serem representados, em questões judiciais ou administrativas, por suas associações. De autoria do deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) e outros, a proposta também garante a essas associações a mesma imunidade tributária já garantida pela Constituição aos sindicatos de trabalhadores.

Hoje a Constituição proíbe a sindicalização aos militares, aos policiais e bombeiros militares. Por outro lado, o texto constitucional garante plena liberdade de associação para fins lícitos e garante às entidades associativas, quando expressamente autorizadas, legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.

“Nos últimos 20 anos, inúmeras associações de policiais e bombeiros militares se constituíram e foram legitimadas por seus associados para exercerem sua representação perante os poderes constituídos”, disse o autor da proposta. “Contudo, se veem na maioria das vezes, alijadas pelo Estado e, em especial, pelos respectivos comandantes, dos processos de negociação”, complementou.

“A Constituição deve ser aperfeiçoada para sanar esta injustiça reconhecendo o papel das suas associações na sua função de representar os interesses desses trabalhadores, assim como já reconheceu de todos os demais”, defendeu Gonzaga.

Tramitação
O texto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Caso seja aprovado, será examinado por uma comissão especial criada especialmente para essa finalidade. Em seguida, será votado pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara Notícias
Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein
Publicado em 20/02/2015, às 10h33


COMENTÁRIO DO BLOG!

É notório que a Constituição Federal veda a sindicalização aos servidores militares, seja das Forças Armadas, seja das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Essa proibição está prevista no art. 142, §3º, c/c, art. 42, §1º, todos da Constituição Federal, e nasceu da Emenda Constitucional nº 18/1998.

Art. 142. (...).
§ 3º. (...).
IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)

Art. 42. (...).
§ 1º Aplicam-se aos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, além do que vier a ser fixado em lei, as disposições (...); e do art. 142, §§ 2º e , (...). (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

Um erro que precisa ser corrigido, pois a todos os trabalhadores brasileiros, sem exceções, deveria ser garantida a plena liberdade sindical.

Eis que surge a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 443/14.

A nós parece um arremedo, com todo o respeito a importância que a ideia merece.

A proposta consiste em acrescentar um parágrafo (3º) ao artigo 42 da Constituição Federal. Vejam a redação apresentada para o novo dispositivo:

“Art. 42 (...).
§3º. Aplicam-se aos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, organizados na forma de associação para a representação da categoria profissional, o caput do art. 8º e seus incisos III e VI e a alínea “c” do inciso VI do art. 150.”

A leitura preliminar dessa proposta evidencia uma incongruência na redação do dispositivo. Os dispositivos citados (CF, art. 8º, III e IV, e, art. 150, VI, ‘c’) deveriam ser aplicados as associações e não aos trabalhadores militares.

Uma melhor redação para o texto seria o seguinte:

Art. 42. (...).
§3º. Às associações criadas para a representação da categoria profissional dos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, aplicam-se o caput do art. 8º e seus incisos III e VI e a alínea “c” do inciso VI do art. 150.”

Em um esforço exegético, depreendem-se os seguintes pontos:

1º. Os militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios passariam a ser reconhecidos como trabalhadores ao serem definidos como uma categoria profissional.

2º. Essa categoria profissional passaria a poder ter representação classista.

3º. Essa representação da categoria profissional passaria a ser exercida pelas associações constituídas por estes trabalhadores militares.

4º. As associações constituídas pelos militares:

a) poderiam defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria militar, inclusive em questões judiciais ou administrativas;

b) poderiam organizar um sistema confederativo para a representação da categoria (associações, federações e confederação);

c) poderiam fixar, em assembleia geral dos trabalhadores militares, o valor de contribuição para custeio do sistema confederativo da representação da categoria profissional que deverá ser descontado em folha, independentemente da contribuição prevista em lei;

d) teriam imunidade de cobrança de imposto (federal, estadual e municipal) sobre o patrimônio, a renda ou os serviços das associações constituídas pelos militares.

CONCLUSÃO

Essa PEC não resolve o problema, minimiza-o. Confere apenas algumas prerrogativas sindicais as associações constituídas por esses militares. Essas novas funções para essas associações poderiam ainda causar confusões interpretativas tanto na seara administrativa, quanto na judicial.

Melhor seria se a PEC propusesse a retirada da impossibilidade de sindicalização dos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, mantendo-se a proibição do direito de greve.

Segue sugestão de redação para o dispositivo que passaria a permitir a sindicalização dos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, evitando confusões exegéticas:

“Art. 40. (...).
§1º. Aplicam-se aos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, além do que vier a ser fixado em lei, as disposições do art. 14, §8º; do art. 40, §9º; e do art. 142, §§ 2º e 3º, deste, exceto a primeira parte do inciso IV, cabendo a lei estadual específica dispor sobre as matérias do art. 142, § 3º, inciso X, sendo as patentes dos oficiais conferidas pelos respectivos governadores.”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DELEGADO, VOSSA EXCELÊNCIA OU VOSSA SENHORIA?

No dia de ontem, 4/3, fomos surpreendidos por uma notícia publicada no Blog do A Fonte, pelo jornalista Josimário Nunes, informando um fato, ocorrido em 26/02/2018, mais para abuso/excesso do que para excêntrico, praticado por um servidor policial civil ocupante do cargo de delegado da Polícia Civil da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. Segundo a publicação, "Uma advogada teve seu pedido de acesso a um inquérito negado porque o delegado de polícia exigiu ser tratado por "Excelência", em substituição ao pronome de tratamento 'Ilustríssimo' utilizado na petição". O abuso, com aparente intenção denegatória, consubstanciou-se na expedição de um despacho inusitado com o seguinte teor: “Antes de apreciar o pedido, intime-se os causídicos para adequarem a petição aos termos do artigo 3º da Lei nº 12.830/2013, uma vez que a petição não preenche os requisitos formais de endereçamento à

ESCREVENDO CERTO, POR LINHAS TORTAS. Comentário à nova determinação do delegado-geral da Polícia Civil de Sergipe.

Em 26 de dezembro do presente ano, a assessoria do delegado-geral da Polícia Civil de Sergipe, por determinação deste, enviou mensagem, via e-mail funcional, para todos os servidores policiais civis da corporação. ESCREVENDO CERTO … Na mensagem enviada, o delegado-geral, Thiago Leandro Barbosa de Oliveira, escreveu certo ao fixar, embora tardiamente, que: a) os agentes e escrivães, durante os plantões, devem realizar as atividades do serviço policial em sua integralidade, SEM distinção entre cartório, triagem e captura, todos deverão estar aptos para desenvolverem ambas as atividades; b) todos os servidores policiais civis (delegados, agentes e escrivães) devem cumprir todas as determinações e protocolos instituídos pela Superintendência da Polícia Civil; c) todos os servidores policiais civis (delegados, agentes e escrivães) devem estar aptos a utilizar o Procedimento Policial Eletrônico (PPE); d) todos os servidores policiais civis (delegados, agentes e escrivães) devem cumprir os pr

Ex-presidente do Sindicato dos Policiais Civis foi ameaçado durante assembleia sindical.

Em mais de 26 anos de residência em Sergipe, sendo, 21 destes dedicados à Polícia Civil, e, destes 07 dedicados à atividade sindical, ANTONIO MORAES, ex-presidente do SINPOL Sergipe, NUNCA se envolveu em brigas, trocas de ofensas pessoais, bem como, nunca ameaçou ou foi ameaçado por ninguém. As brigas sempre foram decorrentes da luta sindical, nunca decorrentes de rusgas pessoais. NINGUÉM conhece qualquer história a respeito de MORAES de envolvimento em confusões, fuzarcas, bate-bocas etc. Mesmo nos momentos mais tensos do debate sindical, nunca foi ameaçado fisicamente, nunca foi pessoalmente ofendido. Pois bem, na última segunda-feira, 24/07, durante a assembleia geral do SINPOL, realizada em um dos auditórios do Centro de Eventos João Augusto Gama, localizado no bairro Atalaia, nesta capital, MORAES foi ameaçado fisicamente e ofendido moralmente por dois (maus) colegas policiais civis, quais sejam, JOILTON e MARCELO. Os debates durante a assembleia sindical foram acalorados, todavia